Impacto da COVID-19 nos hábitos de saúde do Brasil: uma revisão integrativa.
DOI:
https://doi.org/10.18316/sdh.v13i2.11946Palavras-chave:
COVID-19, Modelos de Assistência à Saúde, Distanciamento Social, Consumo Alimentar, Questionário de Saúde do PacienteResumo
Objetivos: Verificar as principais mudanças observadas no consumo alimentar e nos hábitos de tabagismo, alcoolismo e prática de atividade física (AF) durante a pandemia por COVID-19 no Brasil. Além disso, este estudo teve como objetivo identificar os principais fatores relacionados com essas mudanças e avaliar se foi observada associação com transtornos de humor, como ansiedade e depressão. Materiais e Métodos: Trata-se de revisão de literatura do tipo integrativa composta por artigos originais em português do Brasil desenvolvidos com a população brasileira publicados entre 2020 e 2022 no Google Acadêmico, utilizando-se combinações dos descritores “COVID 19” ou “COVID-19” E “hábitos alimentares” ou “consumo alimentar” E “adultos” ou “idosos” em diferentes buscas. Resultados: A maioria das pesquisas desenvolvidas nesse período foi do tipo transversal. Elas evidenciaram redução no consumo de alimentos saudáveis e aumento na ingestão de alimentos ultraprocessados no decorrer da pandemia no Brasil. concomitantemente ao incremento dos comportamentos de risco à saúde. Conclusões: Sugere-se que houve piora em todos os hábitos de saúde estudados, entretanto, além de recursos financeiros e disponibilidade de tempo, durante a pandemia por COVID-19, outros fatores podem ter influenciado tais hábitos. Os estudos avaliados não atestaram associação com transtornos de humor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Saúde e Desenvolvimento Humano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
- Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir). E que anexam declaração assinada que todos os autores leram o documento a ser submetido e que aceitam os termos desta revista.

Os trabalhos publicados na Revista Saúde e Desenvolvimento Humano de ISSN 2317-8582 está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/saude_desenvolvimento/.