Sobre a Revista

A REDES – Revista Eletrônica Direito e Sociedade (ISSN 2318-8081) – é uma publicação da Universidade LaSalle. Criada no ano de 2013, busca promover à difusão do conhecimento científico produzido no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas com ênfase na área do Direito e suas conexões com a Sociedade.

A REVISTA REDES AGORA É QUALIS A2 NA CAPES

 

Please select English on the right side vertical menu in order to view the Journal’s content in English.

Anúncios

Chamada DOSSIÊ “METODOLOGIAS FEMINISTAS DE PESQUISA NO DIREITO”

2024-12-06
O presente dossiê tem como objetivo ampliar o debate acerca da produção teórico-metodólogica no direito a partir da utilização de metodologias feministas de pesquisa. Para tanto, receberá trabalhos que tenham como foco o desenvolvimento de diferentes perspectivas metodológicas de viés feminista. Trata-se de um debate fecundo no país que tem se desenvolvido, em particular, nos últimos anos a partir do trabalho de pesquisadoras feministas nos programas de pós-graduação em direito e também do desenvolvimento do projeto nacional de reescritas feministas. A discussão sobre métodos feministas em direito coloca em xeque a ideia de neutralidade e abstração da norma jurídica e passa pelo questionamento dos sentidos que o conceito de imparcialidade, tanto na pesquisa quanto na atuação jurídica, assumem em sociedades profundamente desiguais como a brasileira. A própria categoria "gênero" é tensionada a partir de outros marcadores como raça, classe e sexualidade, na medida em que entendida de modo abstrato, como significante da "mulher universal", não dá conta das experiências concretas de injustiça das mulheres reais. Esses tensionamentos podem produzir outros modos de reflexão, pesquisa e escrita e reflexão. Convidamos todas as pessoas interessadas em desenvolver perspectivas teórico-metodológicas feministas no direito em somar conosco. Saiba mais sobre Chamada DOSSIÊ “METODOLOGIAS FEMINISTAS DE PESQUISA NO DIREITO”

Edição Atual

v. 12 n. 2 (2024)
Ver Todas as Edições

A REDES veicula artigos inéditos de pesquisa científica e de revisão de literatura e, ainda, resenhas e traduções. Os idiomas aceitos são o português, espanhol, inglês, francês, italiano e alemão de modo a fomentar a integração do debate acadêmico nacional e internacional.

A partir de 2019 a REDES tornou-se publicação quadrimestral e desde sua gênese conta com o imprescindível apoio de pareceristas nacionais e estrangeiros para pôr em movimento o sistema blind peer review de avaliação dos textos.

O fluxo é contínuo ainda que, eventualmente, chamadas para publicação possa vir a ser veiculadas via Internet.

A REDES pretende ser, enfim, potencial fonte de estudos para pesquisadores brasileiros e estrangeiros, profissionais e acadêmicos de cursos de graduação ou pós-graduação lato e stricto sensu.