Características das famílias atendidas pelo Programa Primeira Infância Melhor na cidade de Pelotas, RS

Autores

  • Thamires de Mattos dos Santos
  • Rochele Dias Castelli

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v5i3.3672

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Política Pública, Intervenção Precoce

Resumo

Introdução: O programa Primeira Infância Melhor (PIM) é uma política pública que visa promover o desenvolvimento integral de crianças. Conhecer as características da população atendida pelo programa pode auxiliar na escolha de estratégias adequadas que visem intervenções precoces mais eficazes e menos onerosas.

Objetivo: Descrever as características sociodemográficas e frequência da estimulação familiar dirigida às crianças, entre zero e três anos, assistidas pelo PIM em Pelotas-RS.

Materiais e métodos: as variáveis foram coletadas no banco de dados do referido programa, onde os dados cadastrais foram inseridos após aplicação de questionário estruturado realizado por visitadores treinados.

Resultados: A amostra foi composta por 1077 famílias. O principal cuidador da criança é a mãe (89% n=958), enquanto o principal provedor econômico é o pai (48,8% n=526). A maioria das famílias (87,3% n=940) recebe até dois salários mínimos. Quanto à estimulação infantil a maioria das famílias nunca mostra figuras ou livros (52,6% n=567) e nem contam histórias (57,8% n=623) para a criança.

Conclusão: este estudo oferece resultados relevantes que podem servir de norte para novas pesquisas referentes ao tema, assim como dados importantes a serem somados na elaboração de intervenções e colaboração de políticas públicas voltadas à primeira infância.

Downloads

Publicado

2017-10-31

Edição

Seção

Artigos Originais