Efeitos da prática do Método Pilates em atletas de diferentes modalidades

Autores

  • Regina Poletto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Adriana Marques Toigo Unilasalle-Canoas/RS

DOI:

https://doi.org/10.18316/sdh.v5i2.3144

Palavras-chave:

Métodos Pilates, Atletas, Efeitos, Desempenho

Resumo

Introdução: O Pilates é uma atividade física amplamente difundida e procurada devido à receptividade dos seus participantes. Surgiu como uma forma de condicionamento físico que busca o bem-estar geral do indivíduo. As pessoas, em geral, vêm cada vez mais se beneficiando do método como uma forma de reestruturação do corpo, procurando um nivelamento entre flexibilidade, força e resistência, e ainda como uma forma de prevenção de lesões. Apesar de todos os efeitos benéficos observados na prática dessa atividade, poucas são as evidências científicas encontradas nos dias atuais, no que se refere aos resultados com atletas de alto rendimento.

Objetivo: O objetivo deste estudo foi revisar achados anteriores quanto aos efeitos da prática do Método Pilates por atletas, sejam eles amadores ou não.

Método: Foram selecionados e analisados artigos de periódicos arbitrados e estudos presentes em bancos de dados acadêmicos.

Resultados e conclusões: Observou-se que o Método Pilates trouxe benefícios noque tange ao desempenho esportivo, coordenação, flexibilidade, força muscular e postura. Dada a escassez de dados encontrados, verificou-se a necessidade de desenvolvimento de estudos com protocolos padronizados, com outras modalidades e com atletas do sexo feminino.

Biografia do Autor

Regina Poletto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Bacharel em Física (ênfase em Física Médica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário La Salle (2016) e estudante de pós-graduação no Curso de Especialização em Método Pilates na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Proprietária do Estúdio Mobilität Pilates.

Adriana Marques Toigo, Unilasalle-Canoas/RS

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Ensino de Ciências pela Universidade de Burgos, Espanha (2011). Atualmente é professora do Centro Universitário La Salle. É docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Cinesiologia, Biomecânica, Ginástica de Academia, Musculação, Aprendizagem Motora, Desenvolvimento Motor, Psicomotricidade e Fisiologia do Exercício. Publicou 34 artigos em periódicos arbitrados sobre Educação Física e Ensino de Ciências e um livro na área da Educação Física Escolar (Desenvolvimento Motor). Orientou 1 dissertação de mestrado, 1 trabalho de conclusão de curso de especialização e 77 trabalhos de conclusão de curso de graduação.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Artigos de Revisão