Composição Corporal e Dados Antropométricos de Policiais Militares do Batalhão de Choque do Estado do Ceará

Autores

  • Ramon Krishna Vigorena Damasceno Centro Universitário Estácio do Ceará – Estácio FIC
  • Andréa Cristina da Silva Benevides Centro Universitário Estácio do Ceará – Estácio FIC
  • Doralice Orrigo da Cunha Centro Universitário Estácio do Ceará – Estácio FIC
  • Danilo Lopes Ferreira Lima Centro Universitário Estácio do Ceará – Estácio FIC Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Ricardo Hugo Gonzalez Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Carlos Francelino Mendonça Centro Universitário Estácio do Ceará – Estácio FIC

DOI:

https://doi.org/10.18316/2317-8582.16.35

Palavras-chave:

Composição corporal, Exercício, Militares

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o perfil antropométrico e de composição corporal dos policiais militares do batalhão de choque do Estado do Ceará. O estudo é do tipo descritivo e transversal com abordagem quantitativa. A amostra foi composta por 25 policiais do sexo masculino com média de idade de 36,28±6,35 anos. O índice de conicidade teve sua média de 1,20±0,06 com o mínimo de 1,07 e o máximo de 1,3. O Índice de massa corporal teve sua média de 28,73±2,37 com o mínimo de 24,93 e o máximo de 35,86. A relação cintura estatura teve sua média de 0,54±0,06 com o mínimo de 0,44 e o máximo de 0,62. A relação cintura quadril teve sua média de 0,91±0,06 com o mínimo de 0,79 e o máximo de 1,02. A circunferência da cintura teve sua média de 91,64±5,85 com o mínimo de 79 e o máximo de 102,5. A circunferência do abdômen teve sua média de 96,24±5,75 com o mínimo de 83 e o máximo de 109. O percentual de gordura teve uma média de 26,27±4,91% com o mínimo de 17,25% e o máximo de 34,52%. O peso de gordura teve a sua média de 21,98±5,15 kg com o mínimo de 13,52kg e o máximo de 31,42kg. Já o peso muscular apresentou uma média de 29,24±4,44kg com o mínimo de 21,28kg e o máximo de 39,5kg. Pode-se concluir que a presença de uma composição corporal que esteja dentro dos padrões para o exercício militar não ocorre no Batalhão de Choque do Estado do Ceará. Os resultados aqui obtidos indicam que deve haver um programa de incentivo ao policial militar referente ao cuidado com sua alimentação e com a prática efetiva de exercícios com a finalidade de que padrões excelentes de composição corporal sejam atingidos, melhorando assim não só a qualidade de vida dos participantes deste estudo como também o desempenho das funções realizadas pelo batalhão de choque do Ceará.

Biografia do Autor

Ramon Krishna Vigorena Damasceno, Centro Universitário Estácio do Ceará – Estácio FIC

Possui graduação de Bacharel em Educação Física pela Faculdade Centro Universitário Estácio do Ceará (2015), pós graduando em Treinamento Funcional pela Faculdade Centro Universitário Estácio do Ceará (2015). Tem experiência na área de Personal Trainer, auto defesa, Treinamento Físico Integrado com ênfase em Treinamento Funcional.

Andréa Cristina da Silva Benevides, Centro Universitário Estácio do Ceará – Estácio FIC

Possui mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2014). Atualmente é professor substituto/ temporário da Universidade Federal do Ceará e professor/coordenador do CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ. , atuando principalmente nos seguintes temas: hidroginástica, atividade física, idoso, educação física e responsabilidade social.

Doralice Orrigo da Cunha, Centro Universitário Estácio do Ceará – Estácio FIC

É doutora pela Universidade de León com título revalidado pela UFRGS. Especialista pela UFRGS. Ministra aulas em Pós-graduação na FGV (MBA) em Gestão de Pessoas, Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde, na Faculdade de Ciências Médicas Virtual de Minas Gerais e Fanor Devry Brasil. É Docente na Fanor DeVry Brasil. Diretora da empresa DW Aulas Agendadas. Membro da Sociedade Brasileira de Coaching. Autora de artigos e capítulos de livros. Orientadora de Mestrados, MBAs e trabalhos de conclusão de curso de Especialização. Experiência na área de Gestão Acadêmica, Gestão Esportiva e Gestão de Pessoas.

Danilo Lopes Ferreira Lima, Centro Universitário Estácio do Ceará – Estácio FIC Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Pós-doutor em Odontologeriatria pelo CHU-Rouen-França (2015), Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007), Mestre em Periodontia pela Universidade Camilo Castelo Branco (2001), Especialista em Periodontia pela Universidade Camilo Castelo Branco(1995), Especialista em Educação a Distância pelo Senac (2007), Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo (2002), Especialista em Treinamento Personalizado pela Universidade Camilo Castelo Branco (2007), Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (1988) e Graduado em Educação Física pela Universidade de Fortaleza (2003). Atualmente é professor da Universidade de Fortaleza e da Universidade Estácio-FIC. Tem experiência na área de Odontologia atuando principalmente nos seguintes temas: Periodontia, halitose e Odontologia Esportiva. Na área da Educação Física atua com saúde do idoso e avaliação física.

Ricardo Hugo Gonzalez, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Educação Física (1995). Especialização em atividades aquáticas UNOPAR (2000), mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (2008) doutorando em Saúde Coletiva (UECE/UFC/UNIFOR). Atualmente é docente do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase na Promoção da Saúde de crianças e adolescentes, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia do esporte, atividade física, esporte educacional e epidemiologia da atividade física.

Francisco Carlos Francelino Mendonça, Centro Universitário Estácio do Ceará – Estácio FIC

Possui graduação em Curso de Formação de Oficiais pela Polícia Militar do Ceará(1980), aperfeicoamento em Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais pela Polícia Militar do Ceará(1993) e aperfeicoamento em Curso Superior de Polícia Militar pela Polícia Militar de Pernambuco(1998). Tem experiência na área de Educação Física

Downloads

Publicado

2016-11-25

Edição

Seção

Artigos Originais