Perfil socioeconômico de profissionais catadores de quatro cooperativas de resíduos sólidos da região metropolitana de Porto Alegre/RS, Brasil

Autores

  • Daiana Schwengber Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano. Centro Universitário La Salle (Unilasalle). Av. Victor Barreto, 2288. Canoas. Rio Grande do Sul E-mail: daia_schw@yahoo.com.br
  • Andressa de Souza Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas
  • Delmar Bizani Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas
  • Jader da Cruz Cardoso Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas e Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde. Centro Estadual de Vigilância em Saúde. Secretaria Estadual da Saúde. Porto Alegre/RS.

DOI:

https://doi.org/10.18316/2317-8582.16.33

Palavras-chave:

Perfil socioeconômico, Catadores, Reciclagem

Resumo

A urbanização e o crescimento da população provocaram o surgimento de um dos maiores problemas ambientais da nossa geração: a produção imensurável de resíduos sólidos. Percebendo esta oportunidade de trabalho e renda, surge o profissional catador, desde sua atuação individual até a sua organização em associações ou cooperativas de reciclagem. Após mais de uma década de sua formalização, não se tem um perfil deste profissional que atua diretamente com a gestão de resíduos.  O objetivo deste artigo é descrever o perfil socioeconômico dos catadores da Região Metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Para o levantamento dos dados desta investigação, foi aplicada uma entrevista fechada com 50 catadores para construção do perfil socioeconômico. Realizou-se uma entrevista individual baseada no questionário socioeconômico segundo os parâmetros estabelecido por Behs. Os resultados apontam a feminização do trabalho, a precariedade na escolaridade, porém uma renda que possibilita a permanência destes trabalhadores nos galpões de reciclagem. O profissional catador não investe em formação ou qualificação do seu trabalho, entretanto mantém-se de maneira digna, com renda e possibilidade de atuação a partir dos valores construídos no cooperativismo.

Biografia do Autor

Delmar Bizani, Centro Universitário La Salle - Unilasalle Canoas

Professor da graduação dos cursos das Ciências da Saúde, nas disciplinas das áreas de Microbiologia Geral, Ambiental, bioquímica de Microrganismos e Imunologia Fundamental.

Downloads

Publicado

2016-11-25

Edição

Seção

Artigos Originais