Padrão alimentar de adolescentes portadores de Diabetes Mellitus Tipo 1, atendidos no ambulatório de um centro de referência de Porto Alegre/RS.

Autores

  • Sandra Maria Pazzini Muttoni Centro Universitário La Salle - UNILASALLE, Canoas. Endereço para correspondência: Rua Erechim, 293/107 POA/RS, CEP 90.830-000
  • Olga Fabíola da Silva Costa Centro Universitário La Salle - UNILASALLE, Canoas.

DOI:

https://doi.org/10.18316/2317-8582.16.30

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus, Adolescentes, Comportamento Alimentar, Álcool, Carboidratos da Dieta

Resumo

Objetivo: a pesquisa tem por objetivo identificar o padrão alimentar de pacientes adolescentes portadores de Diabetes Mellitus Tipo 1 (DM1).

Metodologia: estudo transversal, com abordagem predominantemente quantitativa, cujos dados foram coletados entre setembro e outubro de 2014, através de um questionário misto aplicado a 88 pré-adolescentes e adolescentes na faixa etária entre 10 a 18 anos incompletos, atendidos no ambulatório de um centro de referência de Porto Alegre/RS.

Resultados: dentre os resultados obtidos, destaca-se que 67% dos pesquisados encontram algum grau de dificuldade em realizar a contagem de carboidrato, terapêutica adequada para pacientes insulinodependentes. O método utiliza a quantidade de carboidrato presente no alimento, informação contida na sua rotulagem, porém a análise revelou que 83% dos adolescentes nunca leem a tabela nutricional contida nos rótulos dos alimentos. A pesquisa demonstra, de modo preocupante, que 7% da amostra não monitora a glicemia antes da ingestão de bebida alcoólica.

Conclusão: mesmo conscientes da necessidade de adoção de hábitos alimentares saudáveis, os sujeitos do estudo tendem a desviar-se de sua dieta ideal, além de não utilizarem as ferramentas dietéticas disponíveis para o controle glicêmico adequado, em especial a contagem de carboidratos. Tais achados mostram a necessidade de um acompanhamento mais efetivo e a busca de novas abordagens.

Downloads

Publicado

2016-11-25

Edição

Seção

Artigos Originais