Gravidez na adolescência e associação com indicadores de renda, educação e acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil e na Amazônia Legal Brasileira

Autores

  • Aleksandra do Socorro Silva Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Silvana Rossy Brito Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Regina Fatima Feio Barroso Universidade Federal do Pará
  • Adejard Gaia Cruz Universidade Federal do Pará
  • Maurílio de Abreu Monteiro Universidade Federal do Pará
  • João Crisóstomo Weyl Albuquerque Costa Universidade Federal do Pará
  • Carlos Renato Lisboa Francês

DOI:

https://doi.org/10.18316/2317-8582.16.27

Palavras-chave:

Saúde Pública, Gravidez na Adolescência, Tecnologia da Informação, Teorema de Bayes

Resumo

Objetivo: Analisar a associação entre o acesso à informação, através da posse de computador com Internet nos domicílios, e a gravidez na adolescência, tomando por referência os municípios da Amazônia Legal brasileira em relação ao Brasil.

Métodos: Estudo ecológico, baseado em dados obtidos do Censo Demográfico de pessoas e domicílios, realizado no Brasil no ano de 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Realizou-se o processo de integração das bases de dados, a partir das quais foram selecionadas variáveis, para os municípios, representativas das dimensões de fecundidade, renda, educação, posse de computador com Internet nos domicílios e espaço de referência (Brasil, Amazônia). A visualização da distribuição espacial da gravidez na adolescência nos municípios brasileiros é apresentada em forma de mapa, e os percentuais médios de ocorrência do fenômeno nos municípios da Amazônia, conforme as classes de idade, são comparados em relação ao Brasil. De forma interativa, foram aplicados algoritmos de mineração para extrair regras de associação entre as variáveis alvo do problema.

Resultados: Para os municípios da Amazônia legal brasileira com os menores percentuais de domicílios com posse de computador com Internet (<4,49%), a probabilidade de apresentar os maiores percentuais de gravidez na adolescência (?9,39%) é de 0,723 enquanto, para os demais municípios do Brasil, é de 0,23. O fenômeno da gravidez na adolescência apresentou associação com o espaço de referência (Brasil, Amazônia) e com a posse de computador com Internet nos domicílios.

Conclusões: Os municípios da Amazônia legal brasileira apresentam elevados índices de ocorrência da gravidez na adolescência em relação aos demais municípios do Brasil. A ocorrência desse fenômeno, associada com a baixa infraestrutura de acesso à Internet, revela as desiguais condições que gestores e profissionais de saúde podem encontrar para executar projetos que utilizem as Tecnologias de Informação e Comunicação.

Downloads

Publicado

2016-11-25

Edição

Seção

Artigos Originais