Atenção e linguagem em crianças com fissura labiopalatina

Autores

  • Mahyara Francini Jacob Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo FOB/USP
  • Maria de Lourdes Merighi Tabaquim Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB/USP e Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais/USP

DOI:

https://doi.org/10.18316/1314

Palavras-chave:

Atenção, Linguagem, Fissura Palatina, Fenda labial

Resumo

Objetivo: Caracterizar o desempenho cognitivo atencional e de linguagem de crianças com fissura labiopalatina transforame.

Método: Foram avaliados 22 sujeitos, ambos os sexos, 08 a 11 anos, com fissura labiopalatina transforame incisivo uni e bilateral reparada, pelos seguintes instrumentos: TAVIS-3, TVIP e ENP.

Resultados: Quando avaliados os níveis atencionais seletivos e de alternância, constataram-se maiores prejuízos em erros por ação. No domínio do vocabulário receptivo, 82% da amostra tiveram resultados na média e acima do esperado. Quando analisadas as médias referentes aos desempenhos neuropsicológicos, constatou-se que as funções motoras das mãos, sensações cutâneas superiores e cinestésicas, da linguagem receptiva e destreza aritmética foram tarefas de maior domínio do grupo; os resultados mais prejudicados foram em provas de funções cognitivas atencionais e de linguagem, sendo as mais prejudicadas relacionadas à sustentação da atenção visual, às funções cognitivo-linguísticas semânticas e pragmáticas da comunicação, da memória de trabalho auditiva e do domínio acústico-motriz de estrutura rítmica.

Conclusões: As competências cognitivas atencionais e de linguagem mostraram perfis abaixo do esperado para a faixa etária, indicando recursos limitados interferentes no desempenho de competências importantes à aprendizagem.

Biografia do Autor

Mahyara Francini Jacob, Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo FOB/USP

Fonoaudióloga. Graduada pela Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB/USP, Bauru, São Paulo, Brasil

Maria de Lourdes Merighi Tabaquim, Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB/USP e Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais/USP

Neuropsicóloga. Doutora em Ciências Médicas. Professora do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru - FOB/USP e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Reabilitação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais/USP, Bauru, SP, Brasil

Referências

Golsberry G, O'leary D, Hichwa R, Nopoulos P. Functional abnormalities in the neural circuitry of reading in men with nonsyndromic clefts of the lip or palate. Cleft palate craniofac J. 2006;43(6):683-90.

Lemos ICC, Feniman MR. Teste de Habilidade de Atenção Auditiva Sustentada (THAAS) em crianças de sete anos com fissura labiopalatina. Braz J Otorhinolaryngol. 2010;76(2):199-205.

Gomes H, Molholm S, Christodoulou C, Ritter W, Cowan N. The development of auditory attention in children. Front Biosci. 2000;1(5):108-20.

Feniman MR, Ortelan RR, Lauris JRP, Campos CF, Cruz MS. Proposta de instrumento comportamental para avaliar a atenção auditiva sustentada. Rev Bras Otorrinolaringol. 2007;73(4):523-7.

Sharp HM, Dailey S, Moon JB. Speech and language development disorders in infants and children with cleft lip and palate. Pediatric annals. 2003;32(10):476-80.

Pegoraro-Krook, MI, Dutka-Souza, JC, Magalhães, LCT, Feniman, MR Intervenção fonoaudiológica na fissura palatina. Ferreira, LP. Befi-Lopes, DM, Limonge, SCO (org.). Tratado de Fonoaudioloiga. São Paulo:Roca, 2004.

Grunwell, P e Selll, DA Fala e fenda palatina – anomalias velofaríngeas. In: Grunwell, P, Sell, DA, Watson, RE. Tratamento da fissura labial e fenda palatina. São Paulo: Livraria Santos Editora. 2005. P.68-86.

Campos CF, Cruz MS, Feniman MR. Habilidades auditivas de figura-fundo e atenção seletiva em crianças portadoras de fissura labiopalatina. Anais do I Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e Genética dos Distúrbios da Comunicação. 2002. Fortaleza (CE), p.44.

Ribeiro QO.Dificuldades de aprendizagem em crianças portadoras de fissuras labiopalatinas. [Tese]. Araraquara (SP): UNIARA, 2009.

Moraes TFD, Salvador KK, Cruz MS, Campos CF, Feniman MR. Processamento auditivo em crianças com fissura labiopalatina com e sem história de otite. Arq Int Otorrinolaringol. 2011;15(4):431-6.

Richman LC, Eliason MJ. Type of reading disability related to cleft type and neuropsychological patterns. Cleft palate J. 1984;21(1):1-6.

Broder HL, Richman LC, Matheson PB. Learning disability, school achievement, and grade retention among children with cleft: a two-center study. Cleft Palate Craniofac J. 1998;35(2):127-31.

Duchesne M, Mattos P. Normatização de um teste computadorizado de atenção visual. Arq Neuropsiquiatr. 1997;55(1):62-9.

Dunn LM & Dunn LM. Peabody Picture Vocabulary Test - Revised. Circ1e Pines, MN: American Guidance Service, 1991.

Tabaquim MLM. Avaliação Neuropsicológica: Estudo comparativo de crianças com paralisia cerebral hemiparética e distúrbios de aprendizagem. [Tese]. Campinas (SP): Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas; 2002.

Tabaquim MLM. Validação do Exame Neuropsicológico e análise das funções corticais superiores em crianças do ensino fundamental [Tese]. Campinas (SP): Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas; 2008.

Best JR, Miller PH. A developmental perspective on executive function. Child Development. 2010;81(6):1641-60.

Coutinho, G. Mattos, P., Araujo, C, Borges, M., Alfano, A. Standardization of normative group for the third version of the test of visual attention – TAVIS. Dement Neuropsychol. 2008; 2:20-25.

Araújo MVM, Marteleto MRF, Schoen-Ferreira TH. Avaliação do vocabulário receptivo de crianças pré-escolares. Estud psicol. 2010;27(2):169-6.

Goldsberry, G; O’Leary, D., Hichwa, R, Nopoulos, P. Functional abnormalities in the neural circuitry of reading in men with nonsyndromic clefts of the lip or palate. Cleft Palate Craniofac J 2006; 43:683-90.

Luria, A. R. The functional organization of the brain. Scientific American, 1970. 222(3), 66-78.

Downloads

Publicado

2014-06-27

Edição

Seção

Artigos Originais