Um estudo experimental da sinalização de serviços no ambiente digital

Autores

  • Flávio Régio Brambilla Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).
  • Ciro Eduardo Gusatti Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v6i2.3641

Palavras-chave:

Teoria da sinalização, sinalização em serviços, marketing

Resumo

Pesquisas sustentam que a sinalização da qualidade pode se dar na internet através da avaliação do cliente sobre o website da organização. Os estudos, entretanto, buscam a avaliação de situações que envolvem a comercialização de bens em e-commerce e negligenciam a realidade dos serviços. Tendo como base a teoria sinalização da qualidade, realizou-se uma investigação sobre as percepções do consumidor frente às empresas de serviços na internet. A partir do desenvolvimento de um experimento, buscou-se verificar a influência da sinalização da qualidade de uma organização de serviço na confiança, na percepção de qualidade e na intenção de compra do consumidor. Para isso, a investigação contou com a criação de uma empresa fictícia de serviços e o desenvolvimento de websites com diferentes níveis de sinalização (alto investimento, médio investimento e baixo investimento). Resultados provenientes de análises de variância (ANOVA) confirmaram as hipóteses e a existência de diferenças significativas entre os grupos manipulados. Testes de correlação evidenciaram, ainda, que existem associações significativas entre a percepção de investimento (credibilidade do sinal) e a confiança, percepção de qualidade e intenção de compra do serviço. 

Biografia do Autor

Flávio Régio Brambilla, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Doutor em Administração. Mestre em Administração e Negócios: Marketing. Docente do Mestrado em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Ciro Eduardo Gusatti, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

Mestre em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC).

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Publicado

2017-07-12

Edição

Seção

Artigos