Barreiras do ter e pessoas com Síndrome de Down: o papel do marketing na exclusão social

Autores

  • Marina Dias de Faria Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Leticia Moreira Casotti Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ- COPPEAD)

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v6i2.3546

Palavras-chave:

Barreira do ter, Síndrome de Down, exclusão social, marketing

Resumo

A literatura com foco na exclusão vivenciada pelas pessoas com deficiência apresenta três tipos de barreiras sociais: barreiras de fazer, barreiras de ser e barreiras de falar. Partindo-se dessas pesquisas, o artigo tem como objetivo identificar e explorar as diferentes facetas da “barreira do ter” para os consumidores com Síndrome de Down. A escolha de focar o estudo em pessoas com a referida síndrome deveu-se principalmente a dois aspectos: (1) os deficientes mentais não costumam ter espaço nas discussões da academia de administração e(2) dentre as deficiências mentais, a Síndrome de Down apresenta características fenotípicas que fazem como que sua condição seja visível, o que reforça o estigma da deficiência. Foram realizadas observações participantes e entrevistas em profundidade com 18 pessoas com Síndrome de Down e suas famílias. As principais facetas da barreira do ter identificadas e exploradas foram a falta de acessibilidade nos ambientes de compras, a exclusão do mercado de trabalho, a relação distanciada do dinheiro, os problemas de mobilidade urbana, a dificuldade de acesso à educação formal e a representação do deficiente na mídia. A barreira do ter para as pessoas com Síndrome de Down pode ser caracterizada como predominantemente atitudinal e são os mais diferentes atores sociais que contribuem para reforçá-la.

Biografia do Autor

Marina Dias de Faria, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Marina Dias de Faria. Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica  (PUC-RJ). Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Endereço Postal: Rua Voluntários da Pátria, 107, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ, CEP: 22270-000, email: marinafaria86@hotmail.com

Leticia Moreira Casotti, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ- COPPEAD)

Letícia Moreira Casotti. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Economia pela Universidade Cândido Mendez. Professora do Instituto COPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Endereço Postal: Rua Pacoal Lemme, 355, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro/RJ, CEP:  21941-918, email: leticia.casotti@coppead.ufrj.br

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Publicado

2017-07-12

Edição

Seção

Artigos