Diversidade nas organizações a partir da análise de artigos brasileiros (2003-2016)

Autores

  • Cristina Matte Especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional pelo IBGEN. Bacharel em Administração pela FAPA
  • Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v6i2.3339

Palavras-chave:

Gestão da diversidade, diversidade, minorias

Resumo

O objetivo deste artigo é entender como a temática da diversidade nas organizações é abordada em artigos brasileiros da seguinte maneira: de 2003 a 2014, a busca foi realizada nos anais da Enanpad e, de 2014 a 2016, em artigos disponíveis na base de dados Spell. Além de mapear a evolução do conceito na academia e suas aplicações nas organizações, objetiva identificar em que direção a produção acadêmica avançou e as tendências organizacionais referentes ao tema. Após a busca a partir da palavra-chave Diversidade e a aplicação dos filtros, foram analisados 8 artigos de periódicos e 54 artigos apresentados no congresso. Para a análise, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo e software NVivo10. Percebeu-se que os resultados indicam que os artigos não apontam vantagens ou desvantagens das empresas em lidar com a diversidade. O foco principal dos artigos foi a identificação da existência da gestão da diversidade nas organizações e se ela é respeitada. Os resultados dos artigos apontam que a maioria das empresas estudadas ainda não possuem uma política de gestão da diversidade. Os artigos trazem, principalmente, casos referentes à diversidade de gênero e pessoas com deficiência e poucos estudos relacionados à diversidade de raça.

Biografia do Autor

Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos, PUCRS

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Secretariado Executivo com Ênfase em Gestão Empreendedora pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduada em Biologia  pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Atua como pesquisadora e professora no Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

2017-07-12

Edição

Seção

Artigos