Expansão e diversificação do ensino superior, impactos no mercado de trabalho e inserção profissional no Brasil: reflexões iniciais e proposta de agenda de pesquisa

Autores

  • Bibiana Volkmer Martins Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sidinei Rocha-de-Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v6i2.3196

Palavras-chave:

Inserção profissional, jovens, expansão do ensino superior

Resumo

A expansão do ensino superior e as mudanças no mercado de trabalho nos últimos anos criaram um novo contexto para a inserção profissional no Brasil. Para ampliar esta discussão, este artigo tem por objetivo refletir sobre a desarticulação existente entre os programas de expansão do ensino superior e as políticas públicas voltadas para a aderência profissional dos jovens no Brasil. A revisão bibliográfica indica a necessidade de maiores estudos acerca da repercussão da difusão do ensino superior na inserção profissional dos jovens. Busca compreender como o processo de ingresso no mercado de trabalho ocorre em diferentes cursos, grupos sociais e para participantes de políticas públicas. Ademais, propõe-se uma agenda de pesquisa para ampliar as discussões e contribuir com a inclusão, na agenda das políticas públicas, de programas específicos à inserção profissional de jovens universitários.

Biografia do Autor

Bibiana Volkmer Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA-EA/UFRGS), com período sanduíche na Université Paris-Dauphine - Fraça (Paris).

Sidinei Rocha-de-Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em administração pela Université Pierre Mendès-France (Grenoble) e Escola de Administração – PPGA-EA/UFRGS (Porto Alegre).

Downloads

Publicado

2017-07-12

Edição

Seção

Artigos