A influência da rede de negócios na produção de bens simbólicos em empresas de softwares no cluster porto digital

Autores

  • Anderson Diego Farias da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Fernando Gomes de Paiva Júnior Universidade Federal de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v6i1.3119

Palavras-chave:

Rede de negócios, inovação, arranjo produtivo local

Resumo

O estudo visa a compreender a influência que a rede de negócios exerceu sobre a produção de bens simbólicos no contexto de empresas de softwares no cluster Porto Digital. Nesse sentido, foi desenvolvida uma análise da rede de empresas articuladas no polo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Cidade do Recife (PE), intitulado Porto Digital, um dos principais Arranjos Produtivos Locais (APL) voltados para a produção de softwares no Brasil. As trilhas de investigação constituíram o suporte para um estudo de caso de natureza qualitativa, em que a construção do corpus da pesquisa teve como base a realização de entrevistas semiestruturadas e o acesso a dados secundários referentes ao Arranjo. Os resultados corroboraram o entendimento de que, no processo de articulação empreendedora existente no Porto Digital, a influência que as redes de negócio exercem com respeito a suas empresas viabiliza o aumento de pesquisa e desenvolvimento, a potencialização de expertise e a promoção de ações inovadoras, contendo elementos estruturadores que efetivam a geração de bens repletos de valor simbólico. O fator associativo existente nessa rede se deve ao ambiente de incertezas e mudanças no que concerne à relação tempo-espaço, que pode articular a composição de novas redes organizacionais num eventual ciclo virtuoso de inovação tecnológica.  

Biografia do Autor

Anderson Diego Farias da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando e Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD/UFPE). Membro do Grupo de Pesquisa Lócus de Investigação em Economia Criativa. Especialista em Administração de Marketing (UPE). Professor e Tutor EAD.

Fernando Gomes de Paiva Júnior, Universidade Federal de Pernambuco.

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Mestre em Ciências Empresariais pela Universidad de Deusto, Espanha, Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco –UFPE, Professor e Pesquisador do Grupo de Pesquisa Lócus de Investigação em Economia Criativa, Universidade Federalde Pernambuco – UFPE. Recife, PE [Brasil]

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Publicado

2017-03-13

Edição

Seção

Artigos