Ensino superior: docência e formação continuada

Autores

  • Vera Lúcia Ramirez Centro Universitário La Salle- Unilasalle
  • Júlio César Lindemann Faculdade Cenecista (FACOS/CNEC/Osório/RS)
  • Guilherme Mendes Tomaz dos Santos Centro Universitário La Salle- Unilasalle

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v8i16.3301

Palavras-chave:

Ensino Superior, Docência, Formação Continuada

Resumo

O artigo, decorrente de uma pesquisa do tipo Estudo de Caso, tem como foco a docência no ensino superior e a formação continuada, numa Instituição de Ensino Superior pertencente a uma rede privada de ensino, localizada no estado do Rio Grande do Sul. Participaram do estudo 28 docentes, sendo 4 do Curso de Administração, 4 de Biomedicina, 3 de Ciências Contábeis, 10 de Direito, 4 de Fisioterapia e 3 de Pedagogia, sendo deste grupo 14 do sexo masculino e 14 do feminino, cujo tempo de atuação na referida Instituição situa-se entre 0 e cinco anos.  Para a coleta dos dados, foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas. Os dados foram categorizados em quatro eixos temáticos, por meio da aplicação da Técnica de Análise de Conteúdo. Os achados indicam a relevância da formação didático-pedagógica articulada aos conhecimentos específicos da área de atuação como um dos fatores que contribuem para os processos de ensino e aprendizagem. Também, o incentivo e a promoção da formação continuada, por parte da Instituição em que os docentes atuam, são elementos considerados necessários para o aprimoramento da ação educativa no ensino superior.

Palavras chave: Ensino Superior. Docência. Formação continuada.

Higher education: teaching and continuing education

Abstract

The article, stemming from a search type Case Study, focuses on teaching in higher education and continuing education in a private institution of higher education, located in the state of Rio Grande do Sul. The study included 28 teachers from the following courses: Administration (4), Biomedicine (4), Accounting (3), Law (10), Physical Therapy (4), and Pedagogy (3); this group consisted of 14 males and 14 females, whose time performance in that institution was between 0 and five years. To collect data it was used a questionnaire with open and closed questions. Data were categorized into four themes, through the application of content analysis technique. The findings indicate the importance of teaching-training pedagogy articulated to the specific knowledge of the area of operation as one of the factors that contributes to the teaching and learning processes. Also, the encouraging and promoting of continuing education, by the institution in which teachers work, are elements considered necessary for the improvement of educational work in higher education.

Keywords: Higher education. Teaching. Continuing education.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Ramirez, Centro Universitário La Salle- Unilasalle

Pós-Doutoramento em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); Pró-reitora de graduação e professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro Universitário La Salle (UNILASALLE/Canoas)

Júlio César Lindemann, Faculdade Cenecista (FACOS/CNEC/Osório/RS)

Mestre em Gestão de Organizações e Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ); Diretor da Faculdade Cenecista Osório (FACOS/CNEC/Osório/RS).

Guilherme Mendes Tomaz dos Santos, Centro Universitário La Salle- Unilasalle

Doutorando em Educação pelo Centro Universitário La Salle (UNILASALLE/Canoas) com realização de estágio de pesquisa doutoral Universidad La Salle México (ULSA), Mestre em Educação pela mesma instituição com período sanduíche na Universidad La Salle México (ULSA); Professor Assistente nos Cursos de Pedagogia e Matemática do Centro Universitário La Salle (Canoas/RS).

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Portugal, Lisboa: Edições 70, 2012.

BAZZO, Vera Lúcia. Constituição da profissionalidade docente na educação superior: desafios e possibilidades. 269 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

CARROLO, Carlos. Formação e identidade profissional dos professores. In: ESTRELA, Maria T. (Org.). Viver e construir a profissão professor. Porto: Porto, 1997, p. 21-50.

COSTA, Jeiffieny da Silva. Docência no ensino superior: professor aulista ou professor pesquisador? Caderno discente do Instituto Federal Superior de Educação, Aparecida de Goiânia, v. 2, n. 2, p. 41-62, 2008.

CUNHA, Maria Isabel da. Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes universitários. Educação Unisinos, São Leopoldo/RS, v. 12, n. 3, p. 182-186, jul/dez. 2008.

_____. Indissociabilidade entre ensino e pesquisa: a qualidade da graduação em tempos de democratização. Perspectiva, Florianópolis, v. 29, n. 2, p. 443-462, jul/dez. 2011.

_____. A qualidade e ensino de graduação e o complexo exercício de propor indicadores: é possível obter avanços? Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, p. 453-462, jul. 2014a.

_____. Aprendizagem da docência em espaços institucionais: é possível avançar o campo da formação de professores? Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 3, p. 789-802, nov. 2014b.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da Pedagogia. Trad. Francisco Pereira. 2 ed. Ijuí: Unijuí, 2006. 457 p.

GIL, Antônio Carlos. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2006.

_____. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

LEITE, Denise (Org.). Pedagogia universitária: conhecimento, ética e política no ensino superior. Porto Alegre: Universidade-UFRGS, 1999.

MASETTO, Marcos Tarcísio. Competência pedagógica do professor universitário. 9 ed. São Paulo: Summus, 2008.

_____. Desafios para a docência universitária na contemporaneidade: professor e aluno em inter-ação adulta. São Paulo: Avercamp, 2015.

MEIRIEU, Phillipe. Aprender sim...mas como? Porto Alegre: Artmed, 1998.

MOROSINI, Marília Costa. Educação superior em tempo de supercomplexidade. In: AUDY, Jorge Luís Nicolas; MOROSINI, Marília Costa (Orgs.). Inovação, universidade e relação com a sociedade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009.

_____. Qualidade da educação superior e contextos emergentes. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, p. 385-405, jul. 2014.

PERRENOUD, Phillippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2010.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14 ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

ZABALZA, Miguel Antoni. Formação do docente universitário. In: O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. São Paulo: Artmed, 2003.

_____. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ZANCHET, Beatriz Maria Boéssio Atrib. Ensino e pesquisa: desafios e possibilidades para docentes universitários. Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 577-590, jul/dez. 2011.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e método. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

2017-05-24

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)