A escola primária de Cabinda (Angola): conceito, tipo de escola e o funcionamento

Autores

  • Fernando Bumba Instituto Superior de Ciencias de la Educación en Cabinda-Angola de la Universidad 11 de Noviembre
  • Maria Pilar Caceres Reche Universidad de Granada (UGR)
  • María Angustias Hinojo Lucena Universidad de Granada

DOI:

https://doi.org/10.18316/2237-8049-2016.3

Palavras-chave:

Escola rural. Ensino primário. Gestão escolar. Organização escolar.

Resumo

http://dx.doi.org/10.18316/2237-8049.2016.3

Este trabalho objetiva a analisar, mediante o método descritivo, o conceito ou visão que as pessoas têm da escola rural, o tipo da escola rural  e de que maneira ela funciona. Assim, baseando-se em um grupo de discusão cujos participantes foram os professores que trabalham na escola primária rural de Cabinda, concluiu-se que escolas rurais são todas aquelas que estão situadas nos locais mais distantes das vilas e que não beneficiam nenhum outro serviço social e  os seus habitantes vivem de agricultura, caça e pesca. Não existe pleno funcionamento das escolas por escassez de recursos de gestão.

Palavras-Chave: Escola rural. Ensino primário. Gestão escolar. Organização escolar.

 

Rural primary school in Cabinda (Angola): concept, school type and functioning

Abstract

This paper aims to analyse, by the descriptive method, the general concept of rural school, the type of rural school and how it works.  So, based on the discussion about teaching staff where participants were teachers working in rural primary school, it was concluded that: rural schools are all those which are situated in the most remote locations of towns and not beneficed even other social services and its inhabitants live from agriculture, hunting and fishing. There is no full functioning of schools by privation management capabilities.

Keywords: Rural School. Primary school. School management. School organization.

 

Biografia do Autor

Fernando Bumba, Instituto Superior de Ciencias de la Educación en Cabinda-Angola de la Universidad 11 de Noviembre

Doutorando pela Universidade de Granada no Curriculum, Profesorado e Instituciones Educativas

Maria Pilar Caceres Reche, Universidad de Granada (UGR)

Professora Doutora do Departamento de Didáctica y Organización escolar de la Universidad de Granada(UGR).

María Angustias Hinojo Lucena, Universidad de Granada

Professora do Departamento de Didáctica y Organización escolar de la Universidad de Granada(UGR).

Referências

CANTÓN, Isabel. Intervencion Educativa en la sociedade del conocimento. Grupo Editoral Universitario. Granada – Espanha, 2004.

DA SILVA, Eugénio Alves. Educação no Meio Rural em Angola: Tradição, (DES) Igualdade de Género e Cidadania. XI Congresso Afro Brasileiro de Ciências Sociais. Universidade Federal da Bahia (UFBA)- PAF I e II Campos de Ondina. Salvador, 2011.

GODOI, Christiane Kleinübing. Grupo de Discussão Prática Grupal de pesquisa Qualitativa: possibilidades abertas aos estudos organizacionais. IV Encontro de Ensino de Pesquisa em Administração e Contabilidade. Brasília. 2013.

GOVERNO DA REÚBLICA DE ANGOLA. Estratégias de Intervenção, 2001-2015. II Parte. Luanda.

_____. Estratégias Integrada Para a melhoria do Sistema de Educação,2001-2015. Preparação e organização: conselho de Ministros. Coordenação metodológica: Ministério do Planeamento. Tratamento e Processamento de dados: Ministerio da Educação. Aprovação: Conselho de Ministro. Luanda, 2001.

INIDE. Caracterização Global do Contexto angolano e respectivo sistema educativo. Reforma curricular . Luanda, 2003.

MENDONÇA, Alice. O Insucesso escolar: Políticas Educativas e Práticas Sociais. Um Estudo de Caso Sobre o Arquipélago de Madeira. Lisboa-Portugal. 2009.

MORALES, E. Nuevos pobladores en el medio rural. Una apuesta por l sostenibilidad rural. El caso de Amayuelas da Abajo. Universidad de Valladolid. In X coloquio Ibérico de estudios rurales, 2014.

RASO SÁNCHEZ, Francisco. La Escuela Rural Andaluza y su professorado ante las Tecnologías de La información y La comunicación (T.I.C.s): estúdio Evaluativo. Apresentado para aspirar AL grado de Doutor europeu por La Universidad de Granada, 2012.

RASO SÁNCHEZ, Francisco; AZNAR-DÍAZ, Inmaculada; CÁCERES-RECHE, Maria Pilar. Integración de Tecnologías de la Información y Comunicación: estudio evaluativo en la Escuela Rural Andaluza (España) Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, núm. 45, julio-diciembre, pp. 51-64 Universidad de Sevilla Sevilla, España, 2014.

RASO SÁNCHEZ, Francisco; LUCENA HINOJO, Maria Angustias; SOLA MARTÍNEZ, Tomás. Integración y uso docente de las tecnologías de la información y la comunicación (TIC) en la escuela rural de la provincia de Granada: estudo descriptivo. REICE. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, 13(1),139-159, 2014.

RODRIGUES, William Costa. Metodologia Cientifica. FAETEC/IST. Paracambi. 2007

SOUSA, Maria José e BAPTISTA, Cristiano Sales. Como Fazer Investigação. Dissertação, Tese e Relactório Segundo Bolonha. 3ª edição: Edições Técnicas, Lda. Lisboa. 2011.

TREVIZAN, Mônica de Souza. O que é rural? O que é urbano? E a educação? 2006. Acesso em: Http://www.forumeja.org.br aos 6 de maio de 2015.

ZASSALA, Carlinho. Orientação Escolar e Profissional em Angola. 1ª edição. Edições Kulonga. Luanda. 2003.

Publicado

2016-06-30

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)