NOVOS REGISTROS DE Corbicula fluminea (MÃœLLER, 1774) (BIVALVIA, CORBICULIDAE) NO SUDESTE DO BRASIL

Autores

  • Júlio César dos Santos Lima Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais (CRHEA) - Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (EESC-USP).

DOI:

https://doi.org/10.18316/rca.v11i2.2584

Palavras-chave:

Bivalve, Ambiente Lótico, Molusca, Espécie Exótica, Espécie Invasora.

Resumo

Este estudo teve por objetivo contribuir com novos registros da espécie exótica Corbicula flumínea no Rio Manhuaçú, Minas Gerais. Para amostragem foram investigados diferentes ambientes ao longo do rio, nos períodos chuvoso e seco de 2014. Foram encontrados 147 indivíduos. O comprimento variou de 0,1 cm e 1,6cm e o peso total obteve amplitude de 0,0017 g e 0,9943 g. A relação entre o tamanho da concha e o peso indicou que o ajuste exponencial obteve uma curva exponencial com r² = 0,8599. 

Biografia do Autor

Júlio César dos Santos Lima, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais (CRHEA) - Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (EESC-USP).

Graduação em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Lavras (UFLA - MG).

Mestre em Ciências e Engenharia Ambiental - Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL - MG)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental no Centro de Recursos Hídricos e Estudos Ambientais (CRHEA) da Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (EESC-USP).

Downloads

Publicado

2017-07-31

Edição

Seção

Artigos