Recicladores/as de histórias, catadores/as de sorrisos

Autores

  • Daiana Schwengber Unilasalle
  • Delmar Bizani Professor e pesquisador do PPG Saúde e Desenvolvimento Humano do Centro Universitário La Salle Canoas/Rio Grande do Sul.
  • Maria de Lourdes Borges Professora e pesquisadora do PPG de Memória Social e Bens Culturais do Centro Universitário La Salle Canoas/Rio Grande do Sul
  • Jáder da Cruz Cardoso Professor e pesquisador do PPG Saúde e Desenvolvimento Humano do Centro Universitário La Salle Canoas/Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.18316/mouseion.v0i27.3328

Palavras-chave:

Catador, Reciclagem, Economia Solidária, Exposição Fotográfica

Resumo

O artigo tem por objetivo compartilhar a experiência da organização de uma exposição fotográfica realizada com catadores/as de resíduos sólidos da Região Metropolitana de Porto Alegre, RS. As pessoas em geral não conhecem o trabalho realizado pelo catador/a e também não associa a sua atividade como algo digno, que gere renda e que possibilite qualidade de vida e inclusão social. Os/As catadores/as são sujeitos invisibilizados pela sociedade e estigmatizados pelo trabalho que realizam com o ‘lixo’. Para a organização da exposição, convidou-se um fotógrafo voluntário que registrou o trabalho realizado em quatro cooperativas de reciclagem pós-consumo. Com as imagens selecionadas pela equipe a exposição foi constituída. O sucesso com o público, evidenciado por meio do número e da reação dos visitantes, da aprovação dos/as catadores/as, bem como a sua apresentação em diversos espaços como empresas, escolas e eventos, podem ser indicativos do resultado positivo da exposição.

Biografia do Autor

Daiana Schwengber, Unilasalle

Doutoranda em Memória Social e Bens Culturais, Mestra em Saúde e Desenvolvimento Humano, Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Graduada em Ciências Biológicas e todos pelo Centro Universitário La Salle Canoas/Rio Grande do Sul. Bolsista CAPES/ Prosup.

Delmar Bizani, Professor e pesquisador do PPG Saúde e Desenvolvimento Humano do Centro Universitário La Salle Canoas/Rio Grande do Sul.

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1992), mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Experiência em docência de nível superior em cursos de graduação da área de saúde, pesquisador e orientador de cursos Pós Graduação lato sensu e em stricto sensu de caráter Acadêmico e Profissional. Consultor/Intrutor- Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) . Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase Parasitologia, Microbiologia de Alimentos, Microbiologia Aplicada Ambiental e Sanitária. Atua principalmente nos seguintes temas: bacteriocinas e compostos bioativos, competidores bacterianos e parasitários.

Maria de Lourdes Borges, Professora e pesquisadora do PPG de Memória Social e Bens Culturais do Centro Universitário La Salle Canoas/Rio Grande do Sul

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/RS) (2012), Mestra em Administração (2008), Especialista em Gestão de Pessoas e graduada em Psicologia (1997) pela UNISINOS. Atualmente, é corpo docente permanente do programa Stricto Sensu PPG Memória Social e Bens Culturais do Centro Universitário UNILASALLE/Canoas. Editora-chefe do periódico Desenvolve - Revista de Gestão do Unilasalle (ISSN 2316-5537). Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologia Social, Inovação e Desenvolvimento. Coliderança da Linha de Pesquisa Memória e Gestão Cultural.

Jáder da Cruz Cardoso, Professor e pesquisador do PPG Saúde e Desenvolvimento Humano do Centro Universitário La Salle Canoas/Rio Grande do Sul.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), especialização em Entomologia Médica pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2000), mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Ciências (Saúde Pública) pelo departamento de epidemiologia da FSP/USP (2010). Atualmente, é professor do curso de Ciências Biológicas e docente permanente do Mestrado em Saúde e Desenvolvimento Humano do Centro Universitário La Salle (Unilasalle). É servidor concursado da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, desempenhando suas atividades no Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) e pesquisador da área de Ambiente e Saúde do INESC P&D Brasil.

Downloads

Publicado

2017-08-31

Edição

Seção

Artigos / Ensaios