Memórias violentas: a persistência da vivência traumática nos vácuos do esquecimento

Autores

  • Glaucia regina Vianna UNIRIO Jorge Antonio Vianna/ Maria de Fatima Vianna
  • Francisco Ramos Farias PPGMS/UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.18316/1981-7207.16.41

Palavras-chave:

Violência, Trauma, Circuito Repetitivo, Esquecimento, Memória

Resumo

O presente trabalho visa a refletir sobre a violência relacionada à destrutividade, enfatizando o paradoxo de que o bárbaro e o civilizado coexistem na natureza humana, sendo também considerada um dos sintomas sociais dos dias atuais, que produz circuitos repetitivos, alimentados por ódio, ressentimento e segregação. Esses circuitos persistem, dando a impressão de dificilmente serem quebrados. Com o intuito de compreender como se formam esses circuitos, realiza-se uma análise sobre a experiência traumática que, em função de seu caráter intempestivo, produz memórias violentas, especialmente provocadas pelos vácuos causados em função do esquecimento ou pelo seu oposto, e persistem em um fluxo de imagens contínuas ao longo de um tempo que se mostra como ampliação de um presente ininterrupto. Pessoas que estiveram expostas a situações de violência das mais diferentes formas ficam marcadas por estado de impotência que se traduz por monotonia. Essa condição pode ser um disparador para a prática de violência vislumbrada como possibilidade de mudança de posição subjetiva, quer dizer, trata-se de uma busca para solução da violência sofrida por intermédio de ações violentas, fazendo reverberar o circuito repetitivo.

Biografia do Autor

Glaucia regina Vianna, UNIRIO Jorge Antonio Vianna/ Maria de Fatima Vianna

Psicologa pela universidade Gama Filho, Especialização em Psicanálise e saúde mental pela UERJ, Mestrado em Memória Social pela UNIRIO, Doutorado PPGMS/UNIRIO, Pós doc bolsista PNPD/ PPGMS/UNIRIO, integrante do LPSPV/UNIRIO.

 

 

Francisco Ramos Farias, PPGMS/UNIRIO

Doutor pela Fundação Getúlio Vargas, bolsista de produtividade, coordenador do PPGMS/UNIRIO, coordenador do LPSPV/UNIRIO, Pesquisador FAPERJ.

Downloads

Publicado

2017-01-03

Edição

Seção

Artigos / Ensaios