Uma análise histórica das tecnologias inseridas na educação

Autores

  • Alexandra Ferreira Martins Ribeiro Pontifícia Universidade Católica do Paraná http://orcid.org/0000-0002-3942-8050
  • Adriana Ferreira Martins Alflen Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i35.3500

Palavras-chave:

Tecnologias Educacionais, História da Educação, Trabalho Docente.

Resumo

Esta pesquisa visa discutir sobre a implantação de algumas tecnologias na educação. Como objetivos específicos, pretende-se apresentar algumas tecnologias educacionais que foram inseridas nas salas de aula; relacionar essas tecnologias educacionais as suas possíveis intencionalidades e discutir a inserção dessas tecnologias educacionais no cotidiano dos professores. A metodologia utilizada foi a análise bibliográfica, que contou com o arcabouço teórico de Brito e Purificação (2011); Viñao Frago (2008); Razzini (2008) e Habermas (2014). Foi possível perceber que, atreladas aos processos produtivos, as tecnologias foram implantadas na educação como subsídios para a expansão da educação elementar nos séculos XVIII, XIX e XX. Contudo, com o advento das tecnologias da informação e da comunicação, no final do século XX, essas ferramentas chegaram às salas de aula de forma mais rápida e geraram novos desafios e possibilidades aos processos de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Alexandra Ferreira Martins Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR. Bolsista CAPES. Graduação em andamento em Licenciatura em História, PUC/PR. Possui especialização em MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, (2004), FGV/ISAE. Bacharel em Administração de Empresas, PUC/PR.  

Adriana Ferreira Martins Alflen, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR.Possui graduação em Pedagogia pela PUC/PR (1997) e especialização em em Educação Infantil pelo Centro Universitário Curitiba(2004). Atualmente é pedagoga da Prefeitura de São Jose dos Pinhais.

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil(2010)
Professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil

Downloads

Publicado

2017-08-30

Edição

Seção

Artigos