Modelo de gestão aplicado às escolas do ensino fundamental I da rede pública do município de Garopaba

Autores

  • Eliza de Abreu Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC
  • Fabiano Maury Raupp Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.18316/dialogo.v0i35.3462

Palavras-chave:

Modelo de Gestão, Gestão Escolar, Garopaba.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados do estudo que teve por objetivo propor um modelo de gestão para as escolas de ensino fundamental I da rede pública do Município de Garopaba, SC. Empreendeu-se uma pesquisa descritiva, realizada por meio de levantamento, com abordagem qualitativa e quantitativa. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas, analisados pela técnica de análise descritiva. Primeiramente, procurou-se diagnosticar o funcionamento da secretaria e escolas. Posteriormente, fez-se a proposição de um modelo de gestão para auxiliar as diretoras na gestão escolar. Os resultados apontaram que não existem capacitações para os diretores realizarem a gestão das escolas e a secretaria depende de pessoas boas para a realização deste trabalho. Desta forma, foram elaboradas práticas que poderão ser utilizadas para gestão escolar e formação do diretor e dos funcionários das escolas. Assim, a secretaria poderá garantir um padrão mínimo de entregas por parte de cada diretor. 

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Publicado

2017-08-30

Edição

Seção

Artigos