Educação e direitos humanos: uma reflexão a partir da escola

Autores

  • Ana Paula Oliveira da Silva Colégio La Salle São João e Centro Universitário La Salle, Unilasalle - Canoas, RS.
  • Mychele Kamianecky Colégio La Salle São João e Centro Universitário La Salle, Unilasalle - Canoas, RS.
  • Cledes Antonio Casagrande Centro Universitário La Salle - Canoas

DOI:

https://doi.org/10.18316/2238-9024.16.40

Palavras-chave:

Educação, Direitos humanos, Direito à educação, Democracia, Solidariedade.

Resumo

Este artigo objetiva refletir sobre o tema do direito à educação desde a perspectiva dos direitos humanos. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, baseado em revisão bibliográfica, com análise hermenêutica dos dados. O estudo evidenciou que o direito à educação necessita ser compreendido e efetivado à luz dos outros direitos humanos. Além disso, a escola pode auxiliar na educação das novas gerações no viés do respeito e do exercício dos direitos humanos mediante a formação para o diálogo, a solidariedade e a democracia.

Biografia do Autor

Ana Paula Oliveira da Silva, Colégio La Salle São João e Centro Universitário La Salle, Unilasalle - Canoas, RS.

Pedagoga e Mestranda em Educação no Unilasalle-Canoas

Mychele Kamianecky, Colégio La Salle São João e Centro Universitário La Salle, Unilasalle - Canoas, RS.

Psicopedagoga e Mestranda em Educação no Unilasalle-Canoas.

Cledes Antonio Casagrande, Centro Universitário La Salle - Canoas

Doutor em Educação. Professor do PPG de Educação do Unilasalle-Canoas.

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Publicado

2016-12-06

Edição

Seção

Artigos