As práticas da psicologia na rede de proteção social básica da assistência social

Autores

  • Ane Lis Schardong Centro Universitário UNIVATES.
  • Priscila Pavan Detoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Centro Universitário UNIVATES
  • Pâmela de Freitas Machado Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.18316/2238-9024.16.24

Palavras-chave:

Práticas da Psicologia, Assistência Social, Compromisso Social, CRAS.

Resumo

A partir da experiência de Estágio Básico do Curso de Psicologia, propõe-se uma revisão das práticas psicológicas, pontuando o compromisso social da profissão frente aos desafios da atuação na rede de Proteção Social Básica da Assistência Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Esse relato de experiência discorre sobre o funcionamento dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o papel do psicólogo nesse espaço. A partir da analise nos deparamos com questionamentos acerca da relação teórico prática da profissão e seu caráter preventivo e protetivo nos cuidados às famílias e usuários, que por vezes reitera posições usuais de assistencialismo e clínica tradicional. Por isso, o desafio do olhar da Psicologia se faz imprescindível nesse espaço para manter o movimento de sensibilização e problematização.

 

Biografia do Autor

Ane Lis Schardong, Centro Universitário UNIVATES.

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário UNIVATES.

Priscila Pavan Detoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS Centro Universitário UNIVATES

Psicóloga, Mestre e Doutoranda em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Membro do Núcleo de Pesquisa em Relações de Gênero e Sexualidade Nupsex/UFRGS e do Centro de Referência em Direitos Humanos em Relações de Gênero e Sexualidade CRDH/UFRGS; Docente do Centro Universitário do Vale do Taquari de Ensino Superior UNIVATES. Possuí estudos e trabalha com ênfase nas temáticas da psicologia social, políticas sociais públicas, direitos humanos, saúde do/a trabalhador/a, estudos das relações de gênero e sexualidade.

Pâmela de Freitas Machado, Centro Universitário UNIVATES

Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Integra a gestão da secretaria de saúde de Esteio - RS, atuando como Coordenadora Municipal de Saúde Mental. Docente da Faculdade de Psicologia da Univates (Lajeado - RS). Está realizando Especialização em Terapia Sistêmica Familiar. Membro do Conselho Municipal de Saúde de Esteio. Possui interesse nas áreas de Psicologia Social, Saúde Mental Coletiva , História da Psicologia,Políticas Públicas, Psicologia Política e Terapia Familiar.

Downloads

Publicado

2016-04-25

Edição

Seção

Dossiê