A análise institucional como ferramenta para a atuação no campo do trabalho cooperado na economia solidária

Autores

  • Rafael Gorni Felicio Faculdade de Ciências e Letras - Unesp Assis
  • Silvio José Benelli Faculdade de Ciências e Letras - Unesp Assis

DOI:

https://doi.org/10.18316/1807

Palavras-chave:

psicologia social, análise institucional, incubadora de cooperativas populares, políticas públicas

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado que pretende problematizar criticamente o Trabalho Cooperado no Campo da Economia Solidária (EcoSol), partindo do referencial da Análise Institucional e de seus operadores fundamentais. Inicialmente, realizamos uma análise sobre como a EcoSol se constituiu institucionalmente no Brasil. Para tanto, pesquisamos e analisamos documentos em arquivos oficiais das políticas públicas e do movimento social desse campo.

Biografia do Autor

Rafael Gorni Felicio, Faculdade de Ciências e Letras - Unesp Assis

Possui graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Mestrando em Psicologia e Sociedade na FCL - Unesp Assis Membro da Incubadora de Cooperativas Populares da Unesp - Assis

Silvio José Benelli, Faculdade de Ciências e Letras - Unesp Assis

Professor assistente doutor junto ao Depto. de Psicologia Clínica e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FCL/Unesp, Assis, SP, linha de pesquisa Atenção Psicossocial e Políticas Públicas. Doutor em Psicologia Social pelo IP/USP, SP (2007), pós-doutorado pela FCL/Unesp, Assis, SP (2008-2010). Mestre em Psicologia e Sociedade pela FCL/Unesp, Assis, SP (2003). Graduado em Psicologia pela FCL/Unesp, Assis, SP (2001). Graduado em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras (1990).

Downloads

Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Artigos