Docência no ensino superior: espaço para construções?

Autores

  • Tania Beatriz Iwaszko Marques
  • Fernando Becker

DOI:

https://doi.org/10.18316/177

Resumo

Este artigo baseia-se em investigação que tem a Epistemologia Genética piagetiana como quadro teórico e pretende responder se a docência no ensino superior pode constituir-se em espaço de construção de conhecimento.  Investigou-se o egocentrismo como possível obstáculo pedagógico à construção de conhecimento e procurou-se identificar possibilidades de descentração que auxiliem na transformação do ensino superior num espaço de construções cognitivas que abram caminhos para novas aprendizagens.

Palavras-chave: Construção de conhecimento; Descentração; Egocentrismo; Ensino superior; Epistemologia genética.

Abstract

This article is based on research considering Piaget’s Genetic Epistemology as the theoretical framework and aims to find out whether teaching in higher education may configure a space for knowledge building or not. We investigated egocentrism as a possible pedagogical obstruction to the building of knowledge and we sought to identify decentration possibilities which may contribute for the transformation of higher education in a space of cognitive constructions that open ways for new learning.

Key-words: Decentration; Egocentrism; Higher education; Genetic epistemology; Knowledge building.

Downloads

Publicado

2011-12-20

Edição

Seção

Artigos