A gestão sustentável dos resíduos sólidos em Caxias do Sul - RS

Autores

  • Tiago Zardin Patias Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA
  • Bianca Bigolin Liszbinski Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Clandia Maffini Gomes Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.18316/1737

Palavras-chave:

Associações de Recicladores, Reciclagem, Meio Ambiente

Resumo

Esta investigação objetivou compreender a realidade social, econômica e ambiental dos agentes que compõem as associações de recicladores de Caxias do Sul/RS, abordando a temática da gestão dos resíduos sólidos e a precarização do trabalho na região. O estudo propôs-se a resgatar e analisar os problemas ambientais causados pelo lixo, de forma a alertar a necessidade de buscar formas de amenizar estes impactos, olhando para a reciclagem de resíduos sólidos como uma alternativa socioambiental. Para o desenvolvimento da pesquisa, adotou-se o método de estudo de caso com abordagem histórico-estrutural e coleta de informações ad hoc em unidade recicladora. A partir das informações coletadas e contextualizadas sobre as unidades de reciclagem no município de Caxias do Sul/RS, inferem-se possíveis alternativas para que estas unidades obtenham o melhor potencial de ocupação e renda, incluindo também considerações que podem auxiliar as associações por meio de ações sociais do poder público local, a fim de enfrentar questões derivadas desse tema.

Biografia do Autor

Tiago Zardin Patias, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Graduado em Administração (2002) e pós-graduado em Gestão de Pessoas (2006) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (INIJUÍ). É Mestre em Administração (2008) pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Pampa - Campus Santana do Livramento e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Bianca Bigolin Liszbinski, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2013). Possui Pós-Graduação em Finanças pela Universidade Luterana do Brasil (2012) e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2007).

Clandia Maffini Gomes, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Possui formação em nível de Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1987), de Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2000), de Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP com Estágio Doutoral na Bocconi University em Milão, Itália (2007), de Pós-Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP (2011-2014) e de Aperfeiçoamento na Metodologia do Estudo de Caso na Harvard University (2011-2012). Atualmente exerce as funções de Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM.

Downloads

Publicado

2015-04-27

Edição

Seção

Artigos