Liderança coletiva nas redes entre pequenas empresas: um estudo na Rede Centersul de Mato Grosso

Autores

  • Patrícia Martins Fagundes Cabral Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
  • Fausto Fava de Almeida Camargo Unisinos
  • Jorge Renato de Souza Verschoore Filho Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.18316/1478

Palavras-chave:

Pequenas Empresas, Redes, Liderança Coletiva

Resumo

Redes entre empresas são uma forma de organização complexa, na qual interesses individuais e coletivos se misturam. Elas dialogam com uma dimensão subjetiva que emerge da dinâmica relacional entre os sujeitos envolvidos no coletivo. Este artigo tem como objetivo central compreender como se constituem as relações de liderança em uma rede de pequenas empresas. O campo empírico de análise é a Rede Centersul, composta por 24 empresas varejistas de material de construção, localizada na região central do Brasil. A pesquisa teve ênfase exploratória e qualitativa, adotando-se o método de estudo de caso. Os resultados demonstraram que a liderança coletiva nas redes se constitui em uma relação dialógica entre as lideranças formais e informais, em que diferentes sujeitos tornam-se alternadamente líderes.

 

Biografia do Autor

Patrícia Martins Fagundes Cabral, Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Doutora em Psicologia

Professora e Pesquisadora do PPG Gestão e Negócios - Unisinos

Consultora Organizacional

Downloads

Publicado

2014-04-14

Edição

Seção

Dossiê